
Ofertas agradáveis ao Senhor
"Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar. Então, quando eu chegar, entregarei cartas de recomendação aos homens que vocês aprovarem e os mandarei para Jerusalém com a oferta de vocês. Se me parecer conveniente ir também, eles me acompanharão. Depois de passar pela Macedônia irei visitá-los, já que passarei por lá. Talvez eu permaneça com vocês durante algum tempo, ou até mesmo passe o inverno com vocês, para que me ajudem na viagem, aonde quer que eu vá. Desta vez não quero apenas vê-los e fazer uma visita de passagem; espero ficar algum tempo com vocês, se o Senhor permitir. Mas permanecerei em Éfeso até o Pentecoste, porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários.
Se Timóteo for, tomem providências para que ele não tenha nada que temer enquanto estiver com vocês, pois ele trabalha na obra do Senhor, assim como eu. Portanto, ninguém o despreze. Ajudem-no a prosseguir viagem em paz, para que ele possa voltar a mim. Eu o estou esperando juntamente com os irmãos. Quanto ao irmão Apolo, insisti que fosse visitar vocês, juntamente com os irmãos. Ele não quis de modo nenhum ir agora, mas irá quando tiver boa oportunidade."
1 Coríntios 16:1-12
Neste trecho o apóstolo Paulo faz menção às ofertas, tema já abordado por ele anteriormente na carta, mas ele traz, dessa vez, novos aspectos.
Podemos ver pelo menos 3 tipos de ofertas que podemos entregar ao Senhor:
✓A primeira delas é a oferta financeira: Ao analisarmos os versos 1 e 2 e o texto de Lucas 21:5, podemos ver que todos são instruídos a ofertar ao Senhor. Ao analisarmos esses versículos e o texto de Dt 16:17, também podemos ver que Deus nos instruí a ofertar com regularidade e de acordo com nossa renda. Lucas 21:4 nos chama também a contribuir com espontaneidade. Alguns motivos que a Palavra nos dá para contribuirmos fielmente são: para o auxílio aos pobres, para o sustento daqueles que vivem exclusivamente do evangelho e para a manutenção da casa do Senhor.
✓O segundo tipo de oferta é o serviço ao Senhor: Dos versos de 3 a 7, Paulo indica que todos os que crêem devem se dispor ao serviço para o Senhor! E tudo que nos dispusermos a fazer deve ser feito de todo nosso coração, não por temor a homens, mas por temor a Deus. Outra maneira de servir é como bons despenseiros (1Pe. 4:10-11). Nós, como membros do corpo, precisamos procurar oportunidades de servir, para a edificação do próprio corpo. E, por fim, devemos nos dispor a servir para agradar ao Senhor (Hb 13:16), para aperfeiçoar os santos, chegando assim à maturidade (Ef. 4:11-13), e como oferta de gratidão à Ele!
✓O terceiro tipo de oferta são vidas dedicadas: Todos nós que entregamos nossa vida ao Senhor, devemos dedicar nosso viver a Ele! Em Filipenses 1:16-21 o apóstolo Paulo nos encoraja a viver como sacrifícios vivos ao Senhor, porque como ele diz "o viver é Cristo e o morrer é lucro". Em Salmos 1:17 podemos ver também que devemos viver de forma dedicada com o espírito quebrantado, pois o Senhor sonda nossos corações. Precisamos buscar ser obreiros aprovados pelo Senhor (2 Tm 2:15)
Tudo isso deve ser feito para dar o devido valor a Ele, para engrandecer o Seu nome e glorificá-lo em todo tempo! Não importa onde estivermos e o que fazemos, todos devemos viver como ofertas agradáveis ao nosso Deus!! Nossa contribuição financeira, o serviço ao Senhor e uma vida dedicada são ofertas agradáveis ao Senhor, quando feitas por amor a Deus!!
Peça ao Senhor encorajamento para ser um filho fiel à Ele nessa área!
Pr. Vagner Pontes





