
O Cristo Ressurreto
"Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.
Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze.
Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.
Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo. Portanto, quer tenha sido eu, quer tenham sido eles, é isto que pregamos, e é isto que vocês creram."
1 Coríntios 15:1-11
No trecho dos versículos de 1 a 11, do capítulo 15, o apóstolo Paulo aborda sobre o tema da ressurreição de Jesus, mas qual era o problema dos coríntios com a ressurreição de Cristo?
O problema entre os irmãos em Corinto era a respeito da concepção da ressurreição, por isso Paulo estava lembrando-lhes a respeito do evangelho (vs.1). Paulo lembra os coríntios que eles creram no mesmo evangelho que ele recebeu e lhes transmitiu, este evangelho que diz tudo a respeito de Jesus ter morrido e ressuscitado, pois, através do apego ao evangelho que a mente deles seria transformada e que seriam livres do poder do pecado, assim conseguiriam ter maior compreensão sobre a ressurreição de Jesus (vs.2).
Paulo também lembra que a morte e a ressurreição de Jesus haviam sido previstas nas Escrituras e que os profetas também previram isso. (Isaías 53.8-10). A ressurreição de Jesus também havia sido confirmada por testemunhas, como os apóstolos, 500 pessoas e o próprio Paulo (vs.3-7), e todos aqueles que viram, maravilharam-se, e o maior desejo após ver maravilhoso feito foi compartilhar com os outros.
Com tudo isso, não há maior sentimento senão ter alegria com a ressurreição de Cristo e ter a certeza da obra realizada por Jesus. Nos mantermos firmes ao evangelho e compartilhá-lo é a maior demonstração que fomos alcançados por tamanha graça. Então viva a certeza da ressurreição de Jesus!
Pr Vagner Pontes





