top of page
Esperança_2.jpg

OBADIAS 1.15:16

“Pois o dia do SENHOR está próximo para todas as nações. Como você fez, assim lhe será feito. A maldade que você praticou recairá sobre você.


Assim como vocês beberam do meu castigo no meu santo monte, também todas as nações beberão sem parar. Beberão até o fim, e serão como se nunca tivessem existido."
Obadias 1:15,16


Nesses versículos, o profeta Obadias diz a respeito do Dia do Senhor, que é entendido como sendo o momento em que Deus intervém na história, ou também o dia final onde Deus vai julgar todas as nações. Três pontos principais norteiam a mensagem, são eles:

1. O Dia do Senhor traz esperança diante da sua proximidade - Deus avisou através de Obadias que o dia da condenação e do julgamento aos Edomitas estava próximo, então devemos ser pacientes do mesmo modo diante das injustiças que vemos, pois nossa esperança não é em vão. Devemos lembrar também que a mensagem de condenação traz arrependimento, assim como Jonas em Nínive. Então precisamos abrir os olhos de todos que não se arrependeram de seus pecados.

2. O Dia do Senhor traz esperança diante da sua justiça - Obadias declara aos Edomitas que eles serão retribuídos por tudo o que fizeram contra Judá, e Deus aplicará sua justa retribuição contra eles. Diante da injusta nós temos duas respostas comuns: a Ira, que é uma emoção relacionada ao desejo de vingança. O problema é que nós não somos capazes de julgar justamente e nossa tendência é de retribuir com maior severidade a injustiça cometida contra nós, por isso a Bíblia nos exorta que devemos deixar a retribuição das injustiças para Deus, que é o único que pode julgar justamente. Outra resposta à injustiça é a Frustração, pois temos a tendência de desanimar quando vemos tantas injustiças. A Bíblia nos traz a esperança que Deus trará no momento certo a retribuição de todo mal e injustiça praticada.


3. O Dia do Senhor traz esperança perante sua universalidade - A Bíblia trata sobre a ira de Deus com a figura de um cálice, onde não é preenchido com água ou vinho, mas com a própria ira de Deus. Quando os Edomitas festejaram a destruição de Jerusalém, estes provavelmente celebram tomando vinho, então o profeta Obadias relaciona que ali eles estavam tomando o cálice da ira de Deus, pois o julgamento de Deus sobreviria até eles.

Da mesma forma que aconteceu com os Edomitas, acontecerá com todas as nações da Terra, onde o julgamento de Deus sobrevirá a todos.

 

Esse dia traz temor para algumas pessoas, mas nós cristãos devemos nos alegrar, pois será um dia onde seremos levados para próximo de Deus. Então encontre conforto no Dia do Senhor, pois a dor e a injusta vão acabar; Proclame o Dia do Senhor, pois a mensagem de condenação também traz arrependimento; Não procure vingança pela injustiça de outras pessoas, deixe que Deus aplique Sua justa retribuição; E esteja seguro que você está livre da condenação, pois o Dia do Senhor está próximo!

Pr Ivis Fernandes

SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page