top of page
banner divino 03.jpg

"Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: "Se quiseres, podes purificar-me!" Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!" Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado. Em seguida Jesus o despediu, com uma severa advertência: "Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho". Ele, porém, saiu e começou a tornar público o fato, espalhando a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente em nenhuma cidade, mas ficava fora, em lugares solitários. Todavia, assim mesmo vinha a ele gente de todas as partes.

Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa.
Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra.
Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados". 

 

Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo:
"Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? "
Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: "Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos nada igual!"


Jesus saiu outra vez para beira-mar. Uma grande multidão aproximou-se, e ele começou a ensiná-los. Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Levi levantou-se e o seguiu. Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e "pecadores" estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam. Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com "pecadores" e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: "Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’?" Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores"."
Marcos 1:40-2.17


A grande ideia aqui é: Jesus chama pecadores e promete perdão completo e permanente. Nesses trechos vemos três ocorrências de Jesus perdoando pecados e curando pessoas.

 

A primeira ocorrência é a cura de um leproso. A pessoa com a doença era afastada do convívio em sociedade, não podendo chegar perto de ninguém, e andava anunciando a todos sua doença. Este homem leproso, com muita humildade, pediu que Cristo o curasse. Jesus, então, cheio de compaixão, o curou de sua condição.


A segunda ocorrência é a cura de um paralítico. Nessa situação os fariseus e mestres da lei judaica julgaram Jesus em seus pensamentos por Ele declarar ter autoridade para perdoar os pecados do paralítico, dizendo que Ele havia blasfemado. Então Jesus sondou os corações dos fariseus e mostrou-lhes Sua Santidade, curando o paralítico.

A terceira ocorrência foi o chamado de Mateus. Antes de exercer o ministério com Cristo, Mateus era chamado Levi, um coletor de impostos, profissão que era mal vista pelos judeus. Jesus, então, chamou Mateus para segui-lo, que com prontidão aceitou Seu chamado, e promoveu um banquete em sua casa convidando seus amigos, Cristo e seus discípulos. Os fariseus vendo isto, julgaram Jesus por comer com pecadores. Diante disso, Jesus os advertiu dizendo: "Não vim para chamar justos, mas os pecadores". Jesus veio para os que estão em necessidade do amor e da cura que só Ele traz, porém os fariseus, que estavam em condição pior, em plena cegueira, não entenderam a divindade de Jesus, pelo contrário, resistiram a ela.

Com quem você se identifica nessa passagem?
A principal missão de Cristo foi perdoar pecadores, reconciliando-lhes com Deus. Você já pediu humildemente a cura que Jesus proporciona ou resiste à divindade de Cristo, perdido em sua religiosidade e seus bons feitos?

Pr. Vagner Pontes

SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page