
17 Mas no monte Sião estarão os que escaparam; ele será santo e a descendência de Jacó possuirá a sua herança. 18 A descendência de Jacó será um fogo, e a de José uma chama; a descendência de Esaú será a palha. Eles a incendiarão e a consumirão. Não haverá sobreviventes da descendência de Esaú”, declara o SENHOR. 19 Os do Neguebe se apossarão dos montes de Esaú, e os da Sefelá ocuparão a terra dos filisteus. Eles tomarão posse dos campos de Efraim e de Samaria, e Benjamim se apossará de Gileade. 20 Os israelitas exilados se apossarão do território dos cananeus até Sarepta; os exilados de Jerusalém que estão em Sefarade ocuparão as cidades do Neguebe. 21 Os vencedores subirão ao monte Sião para governar a montanha de Esaú. E o reino será do SENHOR.
Obadias 1:17-21
O contexto em que a passagem se encontra é a derrota que o povo de Israel havia sofrido ao ataque que Edom, nação irmã de Israel, realizara em um momento de fraqueza do povo israelita. O profeta Obadias então, traz uma repreensão por parte de Deus aos edomitas e uma mensagem de esperança ao povo de Israel. Tendo isso em vista, podemos extrair desse trecho 4 inversões:
1. Salvação x Condenação (v.17)
No contexto em que estava, o povo de Deus havia sido derrotado pelos edomitas, mas no dia do Senhor os que escaparam estarão no Monte Sião. Israel seria salva e Edom condenada. De oprimidos pra abençoados por Deus.
2. Vitória x Derrota (v.18)
Obadias faz uma referência à derrota e às queimadas que aconteciam em Jerusalém devido aos ataques babilônicos. E faz uma ligação entre a descendência de Jacó e o fogo, o povo de Esaú e a palha. No dia do Senhor o fogo consumirá a palha. Os que vivenciam a derrota hoje experimentarão a vitória naquele dia!
3. Expansão x Retração (v.19)
O povo de Israel havia perdido partes do seu território para seus inimigos. Mas nesses versos podemos ver uma expansão do território israelita para todos os lados! No dia do Senhor, a terra que Deus os deu será restaurada!
4. Governar x ser governado (v.21)
O povo de Deus estava debaixo de governos estrangeiros há tempo, sofrendo opressão debaixo desses domínios. Porém, no dia do Senhor, o povo de Deus voltará a julgar e governar sobre seus inimigos. Naquele tempo o reino será do Senhor e não haverá nenhuma rebelião contra Seu domínio.
Por vezes passamos por situações difíceis e dolorosas que tem grande potencial de nos parar e desanimar. Entretanto, a Palavra de Deus nos lembra que o Seu povo tem uma Esperança: no dia do Senhor todos os tipos de sofrimento terão fim e viveremos eternamente com Ele! Se você faz parte do povo de Deus, viva então, com o coração renovado por essa esperança! E aqueles que ainda não fazem parte desse povo, ainda há tempo de se arrepender e se render ao Cristo que traz salvação a todos que confiam no Seu sacrifício na cruz.
Pr Ivis Fernandes