No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse:
"Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
João 1:29
Neste domingo de Páscoa nos debruçamos no texto de João 1.29 cujo contexto nos mostra que se trata de uma resposta de João Batista à pergunta de um grupo de pessoas. "Você é o Cristo?" João Batista responde então com bastante clareza dizendo que ele não era o Cristo e sim um instrumento de Deus pra preparar o caminho pra Ele.
O questionamento é: o que isso tem a ver com a Páscoa?
Voltando ao antigo testamento somos lembrados que a Páscoa foi instituída quando Deus enviou a décima praga ao Egito. Todos os israelitas deveriam matar um cordeiro sem defeito, sem mancha, e o seu sangue seria aspergido sobre as ombreiras das portas das casas do povo de Israel. Dessa forma, o Senhor deu livramento ao Seu povo e não matou nenhuma de seus primogênitos. De igual forma, Jesus foi o cordeiro que tirou o pecado de todo o mundo, nos libertando de uma escravidão muito maior: a do pecado!
Deus, que é rico em misericórdia, proveu um caminho que trouxe - e ainda traz - a libertação de muitas pessoas: Jesus, o Cristo! A graça veio do céu, a solução é Jesus! O homem perfeito, o homem sem defeito. Ele se apresenta para ser castigado e condenado à morte no lugar da humanidade. Ele recebe a condenação de Deus, levado a cruz mesmo sendo santo e inocente, um justo pelos injustos. Com seu sangue pagou a dívida que todos nós tínhamos com o Senhor.
Diferente de um simples cordeiro, Jesus ao terceiro dia ressuscitou. Era impossível que a morte o detivesse, porque Jesus não era só um homem perfeito, Jesus era o próprio Deus encarnado, e ninguém poderia derrotá-lo. Deus dá oportunidade para que todos que venham a Ele em fé, possam desfrutar do mais puro e verdadeiro amor. Possam ser reconciliados e considerados membros da família de Deus, podendo, em Jesus, chamá-lo de Pai. Isso sim é motivo de sobra para festejarmos e nos alegrarmos!
Pr. Abner Fortes






