top of page
chamado.jpg

"Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus.Esta é a minha ordem para todas as igrejas.

Foi alguém chamado quando já era circuncidado? Não desfaça a sua circuncisão. Foi alguém chamado sendo incircunciso? Não se circuncide.

A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

Cada um deve permanecer na condição em que foi chamado por Deus.

Foi você chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a.

Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado é escravo de Cristo.

Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens. Irmãos, cada um deve permanecer diante de Deus na condição em que foi chamado."
1 Coríntios 7.17-24


A ideia neste trecho é que a pessoa não precisa se preocupar com o estado em que ela se encontra quando recebeu o chamado de Cristo. Em que contexto? Em versículos anteriores, Paulo aplica isso no contexto do casamento. A pessoa que se casou antes de receber o chamado, porém o cônjuge não recebeu o chamado, deve permanecer casada. Pois o marido crente edifica a esposa, e a esposa crente edifica o marido.
Paulo também apresenta essa relação de chamado e a situação que a pessoa se encontra para outros contextos , como o cultural e o social. Para aqueles que pensavam em se sujeitar à cultura da época, como circundar-se ou não, Paulo explica que o importante é obedecer aos mandamentos de Deus e não aos costumes. Para aqueles que trabalham em serviço regular e não integral na obra, como os escravos e servos da época, o conselho é que esse estado não gerasse incômodo, mas se houvesse oportunidade de servir integralmente, que assim fizesse. Ele argumenta que o indivíduo é escravo de Cristo, e não de homens.
Portanto, se você foi chamado casado, permaneça assim; seja flexível com questões culturais e não negocie as questões morais e o mais importante: não se permita ser escravo de nada além de Cristo.

Pr. Abner Fortes

SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page