top of page
chamado.jpg

"Quanto às pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor, mas dou meu parecer como alguém que, pela misericórdia de Deus, é digno de confiança.

Por causa dos problemas atuais, penso que é melhor o homem permanecer como está.Você está casado? Não procure separar-se. Está solteiro? Não procure esposa.

Mas, se vier a casar-se, não comete pecado; e, se uma virgem se casar, também não comete pecado. Mas aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades na vida, e eu gostaria de poupá-los disso.

 

O que quero dizer é que o tempo é curto. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando.

 

Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido.

Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.

 

Se alguém acha que está agindo de forma indevida diante da virgem de quem está noivo, que ela está passando da idade, achando que deve se casar, faça como achar melhor. Com isso não peca. Casem-se.

Contudo, o homem que decidiu firmemente em seu coração que não se sente obrigado, mas tem controle sobre sua própria vontade e decidiu não se casar com a virgem—este também faz bem.

Assim, aquele que se casa com a virgem faz bem, mas aquele que não se casa faz melhor.

A mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver. Mas, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem quiser, contanto que ele pertença ao Senhor.

Em meu parecer, ela será mais feliz se permanecer como está; e penso que também tenho o Espírito de Deus."
1 Coríntios 7.25-40


Neste trecho, Paulo nos apresenta o peso que o casamento representa, ao mesmo tempo, nos dá preciosos conselhos.
Depois de casados, as dificuldades se intensificam na vida do casal, de maneira que o dia virá a parecer mais curto. Preocupações surgirão, de modo que a atenção será dividida entre as demandas da vida conjugal e o serviço ao Senhor.

Com o aumento das dificuldades as lutas virão, mas por mais que sejam inevitáveis, o casal deve passar pelas lutas juntos, na dependência de Cristo.
 

Levando em conta todos estes pontos, Paulo aconselha aos solteiros que não se casem, mas se assim decidirem, que saibam destas dificuldades.
Em mais um momento, Paulo nos lembra da indissolubilidade do casamento, dessa vez aplicada aos viúvos, os aconselhando que se a esposa ou marido vier a falecer, é melhor que permaneçam viúvos, mas se forem casar novamente, que seja com um crente.

 

As conclusões são:
Solteiros, se vivem bem assim, então não casem, mas se pretendem casar, então considerem todas as dificuldades ditas, lembrando que Deus abençoa e sustenta o casamento.

Casais, busquem cumprir os deveres conjugais de modo que a consagração ao Senhor não seja prejudicada, e quando os problemas vierem, não abandonem o barco.

Pr. Abner Fortes

SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page