top of page
fundo noise.jpg

O dom de Profecias e o de Línguas

"Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia. Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios. Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens. Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja. Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada.


Agora, irmãos, se eu for visitá-los e falar em línguas, em que lhes serei útil, a não ser que lhes leve alguma revelação, ou conhecimento, ou profecia, ou doutrina? Até no caso de coisas inanimadas que produzem sons, tais como a flauta ou a cítara, como alguém reconhecerá o que está sendo tocado, se os sons não forem distintos? Além disso, se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha? Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar. Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido.


Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim. Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.


Por isso, quem fala em língua, ore para que a possa interpretar. Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera. Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. Se você estiver louvando a Deus em espírito, como poderá aquele que está entre os não instruídos dizer o "Amém" à sua ação de graças, visto que não sabe o que você está dizendo? Pode ser que você esteja dando graças muito bem, mas o outro não é edificado. Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês.
Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua.


Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos. Pois está escrito na Lei: "Por meio de homens de outras línguas e por meio de lábios de estrangeiros falarei a este povo, mas, mesmo assim, eles não me ouvirão", diz o Senhor. Portanto, as línguas são um sinal para os descrentes, e não para os que crêem; a profecia, porém, é para os que crêem, e não para os descrentes.
Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns não instruídos ou descrentes não dirão que vocês estão loucos?


Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado, e os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando: "Deus realmente está entre vocês! ""

1 Coríntios 14:1-25

 

Nesse capítulo o apóstolo Paulo trata sobre os dons espirituais, principalmente o dom de línguas e o de profecia, ressaltando suas características e sua hierarquia no culto. O dom de língua mencionado é uma oração que devia ser feita em ato de adoração, para edificar a igreja. Era também um sinal para os incrédulos, enquanto a profecia é para os que crêem.

Outro ponto levantado durante a mensagem é que o dom de línguas foi instituído para um tempo específico, como diz em Isaías 28, as manifestações acabariam por si mesmas. Há inclusive depoimentos dos pais da igreja dizendo que o dom de línguas só existiu nos primeiros anos apostólicos. Resumidamente, o papel desse dom é a edificação de quem o tem, mas não da igreja. Quem o tinha era orientado a orar quando houvesse quem traduzisse sua oração. De nada valerá o falar em línguas se ninguém compreender. Era isso que acontecia na igreja de Corinto, ninguém era compreendido e a comunidade não era edificada, confundindo-se com as práticas pagãs.

 

Quanto ao dom de profecia, esse ocupava a maior prioridade na lista dos dons. O profeta tem um papel tríplice: criar os fundamentos da igreja de Cristo, trazer a revelação de Deus e autenticar as revelações e manifestações com milagres. Assim como o dom de línguas, o dom de profecia também teve seu tempo de manifestação determinado e já cessou. A Profecia era pra os que criam mas também era um meio de convencer os pagãos através da mensagem exposta. A igreja de Corinto deturpou a natureza dos dons e por isso o apóstolo Paulo aborda seus papéis corretamente nesse capítulo.


Quanto a nós, devemos perseguir o amor que nos foi revelado através de Cristo. Devemos também buscar o nosso dom: peça a Deus em oração pra que você descubra o seu dom com objetivo de edificar a Igreja de Cristo. Dedique tempo a isso, se encha do Espírito e medite na Palavra de Deus.

Pr Vagner Pontes

SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page