top of page
fundo noise.jpg

O Bom Senso

"Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos? Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou; e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm. Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo. Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.


Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.


Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque ele "tudo sujeitou debaixo de seus pés". Ora, quando se diz que "tudo" lhe foi sujeito, fica claro que isso não inclui o próprio Deus, que tudo submeteu a Cristo. Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos. Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles? Também nós, por que estamos nos expondo a perigos o tempo todo? Todos os dias enfrento a morte, irmãos; isso digo pelo orgulho que tenho de vocês em Cristo Jesus, nosso Senhor. Se foi por meras razões humanas que lutei com feras em Éfeso, que ganhei com isso? Se os mortos não ressuscitam, "comamos e bebamos, porque amanhã morreremos". Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês."

1 Coríntios 15:25-34

 


No contexto da passagem, alguns dos que compunham a igreja de Corinto estavam afirmando que não existe ressurreição dos mortos. O tratamento empregado pelo apóstolo Paulo foi este: lembrem do evangelho que lhes preguei.

Evidências da ressurreição:
- A ressurreição compôs a pregação apostólica;
- A ressurreição compõe a mensagem do Evangelho; - A ressurreição é testemunhada pelo antigo testamento;
- A ressurreição conta com o amplo testemunho ocular.

Paulo mostra logicamente o absurdo que é negar a ressurreição, mostrando que falta à igreja de Corinto bom senso. Se não há ressurreição, isso implica que Cristo não ressuscitou, a pregação é inútil, a fé é inútil, a mensagem apostólica é falsa, os crentes ainda estão mortos em pecados, e os que morreram em Cristo estão perdidos.

A recuperação do bom senso da igreja exige três atitudes:

- Afastamento das más influências;
- Arrependimento do pecado de ter sido influenciado;
- Aprofundamento no conhecimento de Deus.

O texto nos ensina que os crentes podem perder o bom senso e que negar parte do evangelho equivale a negá-lo inteiramente. Ensina também que o evangelho produz efeitos reais na vida real do crente e oferece esperança para a vida presente e futura.
Não crer na ressurreição revela uma terrível falta de bom senso e pecado pois nega a mensagem e as evidências de que Cristo ressuscitou de fato. Por isso, mais uma vez, viva de acordo com o evangelho todo, afaste-se das más companhias, arrependa-se por aceitar o engano, creia no evangelho todo e aprofunde-se no conhecimento de Deus.

Pr. Abner Fortes

SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page