A Família e as
Escrituras
Deus, em Sua graça, nos dá em Sua Palavra, instruções sobre como viver em família de acordo com a Sua boa vontade.
Na noite de ontem, o pastor João Marcos Aquino da Igreja Batista Parque Guarus, pregou sobre família refletindo no Salmo 128. Os textos de Salmos são expressões de fé que o povo dedicava a Deus em meio a situações de tribulação, dificuldade, mas também de alegria e júbilo. O salmo 128 está dentro do grupo dos salmos de peregrinação, que são canções entoadas a Deus louvando-o enquanto o povo seguia caminhando. Esse salmo específico está no contexto de retorno do povo do cativeiro a Jerusalém e nos leva a compreender que a confiança no Senhor é fonte de benção para a família. A primeira verdade que encontramos no texto é que a felicidade não está nas coisas que podemos construir como família, mas no temor a Deus.
“Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!”
Salmos 128:1
Esse verso nos lembra de que não são as coisas que podemos conquistar ou nossos relacionamentos que nos farão felizes, mas sim conhecer quem Deus é, seus atributos e caráter. A medida que o conhecemos com maior profundidade, mais compreendemos que a felicidade reside em temer ao Senhor.
A segunda verdade que podemos encontrar é que a família precisa de um referencial para guiá-la (v. 1b). A escritura é a lâmpada que ilumina nossos caminhos e ela é o referencial que devemos tomar como família. A Bíblia nos instruí em diversos aspectos de nossas vidas, e em relação a família não seria diferente. Devemos buscar na Palavra do Senhor um relacionamento com Deus e direção para vivermos em família. Não podemos nos relacionar em o Senhor sem Sua Palavra. A escritura que deve nos nortear em relação aos nossos relacionamentos familiares.
A terceira verdade é que Deus estabelece uma estrutura familiar para que nós possamos viver em harmonia e glorificarmos a Deus, de acordo com o plano do Senhor para a família, instituído desde o princípio. A família é uma comunidade social que foi estruturada pelo Senhor, e olhando o texto, vemos quão abençoada é a família que vive de acordo com a estrutura planejada por Deus, que confia no Senhor e o teme. Um resultado que vem da obediência ao Senhor é a paz.
Algumas sugestões práticas para que nossa família desfrute dessas verdades:
• Crie em sua família um ambiente que evidencie o temor a Deus;
• Ame as pessoas, não os bens materiais;
• Cumpra seu papel na estrutura familiar com alegria, porque é benção de Deus;
• Deixe aberta a porta da reconciliação;
• Mantenha uma vida de comunhão com o Senhor.
Pr. João Marcos Aquino






