
Os imperativos da despedida
"Se Timóteo for, tomem providências para que ele não tenha nada que temer enquanto estiver com vocês, pois ele trabalha na obra do Senhor, assim como eu. Portanto, ninguém o despreze. Ajudem-no a prosseguir viagem em paz, para que ele possa voltar a mim. Eu o estou esperando juntamente com os irmãos. Quanto ao irmão Apolo, insisti que fosse visitar vocês, juntamente com os irmãos. Ele não quis de modo nenhum ir agora, mas irá quando tiver boa oportunidade.
Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor. Vocês sabem que os da casa de Estéfanas foram o primeiro fruto da Acaia e que eles têm se dedicado ao serviço dos santos. Recomendo-lhes, irmãos, que se submetam a pessoas como eles e a todos os que cooperam e trabalham conosco. Alegrei-me com a vinda de Estéfanas, Fortunato e Acaico, porque eles supriram o que estava faltando da parte de vocês.
Eles trouxeram alívio ao meu espírito, e ao de vocês também. Valorizem homens como estes. As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áqüila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles. Todos os irmãos daqui lhes enviam saudações. Saúdem-se uns aos outros com beijo santo.
Eu, Paulo, escrevi esta saudação de próprio punho. Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor! A graça do Senhor Jesus seja com vocês.
Recebam o amor que tenho por todos vocês em Cristo Jesus. Amém."
1 Coríntios 16:10-24
Podemos perceber em uma primeira leitura que Paulo faz menção a pessoas que cooperaram em seu ministério, como Timóteo, Apolo, Áquila e Priscila. Estes colaboradores investiam a vida no ministério de Cristo, não buscavam acumular dinheiro, não buscavam prestígio de homens, eles buscavam servir a Cristo com amor.
Paulo também deixa 6 ordens aos coríntios:
1. "Vigiem!"
Não se apegar aos valores mundanos, como buscar acima de tudo ter casas, carros e acumular dinheiro. Estarem atentos às armadilhas e ciladas do diabo, estarem vigilantes à volta de Cristo.
2. "Fiquem firmes!"
Estarem preparados para os problemas que vão enfrentar, buscando a vontade de Deus na resolução desses problemas.
3. "Sejam maduros!"
A essência dessa ordem é buscar serem maduros na fé, não pensando como crianças e sim como adultos.
4. "Sejam fortes!"
Buscar a palavra de Deus e estarem firmes para representar Cristo.
5. "Amem!"
Façam TUDO com amor, pois Cristo nos amou enquanto ainda éramos transgressores e entregou sua vida por amor a nós.
6. "Valorizem!"
Reconheçam a liderança espiritual de homens que Deus designou para serem pastores e líderes. Valorizem e apóiem o serviço desses homens na obra de Cristo.
Devemos avaliar a nossa vida para sabermos se estamos de acordo com essas ordenanças bíblicas, então devemos orar a Deus pedindo para estarmos de acordo com a vontade DEle, deixando que Ele guie e governe nossa vida.
Pr. Abner Fortes





