"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus".
Mateus 5:17-20
O contexto em que Mateus escreveu seu evangelho foi demonstrar que Jesus era O Messias esperado. Mateus retratou em seu evangelho as obras de Cristo, demonstrando que Jesus havia cumprido as profecias, isto se sucedeu dessa forma porque haviam judeus que rejeitavam as obras de Jesus, haviam outros que ensinavam erroneamente as sagradas escrituras.
Neste trecho em específico, vemos que Jesus começou a ensinar às pessoas, exercendo seu ministério. Os discípulos perceberam a diferença entre o ensino que os mestres da lei e os fariseus propagavam e o ensino de Jesus.
Podemos tirar 4 afirmações de Jesus nesse trecho da mensagem:
1. Jesus afirma que não veio para abolir as escrituras, mas para obedecer e cumpri-las;
2. Jesus afirma a importância das escrituras com todos os seus detalhes, e a pequenez dos homens diante da Palavra de Deus e sua soberania;
3. Jesus afirma que quem não obedece e ensina mal A Palavra de Deus, não é mestre algum, seu trabalho não serve para nada;
4. Jesus afirma que grande é quem ensina e estuda A Palavra de Deus com responsabilidade e temor, porém somos todos pecadores injustos, por isso devemos falar em nome de Jesus, que é o Santo Justo.
Aprendemos que Jesus tinha o firme propósito de obedecer as sagradas escrituras em toda a sua vida, que A Palavra deve ser valorizada e devemos dar seu valor inestimável. Podemos então praticar os ensinos de Jesus, valorizar A Palavra de Deus e a compartilhar com os outros, dependendo da graça de Deus para tudo isso.
Pr. Abner Fortes