
O caminho mais excelente a ser seguido é o do amor governando a igreja em seu serviço
"Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento,entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança.
Agora que sou adulto, parei de agir como criança. O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor."
1 Coríntios 13: 1 a 13
Paulo começa o capítulo dizendo que mostraria um caminho mais excelente naquele momento, mas qual bom caminho Paulo já havia mostrado antes? Era o caminho de priorizar os dons que Deus indicava como prioritários. (Leia o resumo da última mensagem para entender melhor). Uma pergunta vai nortear o nosso entendimento sobre a a passagem: "Por que O Amor é um caminho ainda mais excelente?" Podemos responder essa pergunta em 3 pontos:
1. A ausência do amor na prática dos dons produz resultados inúteis. Paulo deixa claro que mesmo que possamos realizar grandes feitos com os dons espirituais, de nada terá valor se não fizermos com amor. Sem amor há a troca de identidade, perda de identidade e perda de utilidade (vs 1-3).
2. A presença do amor na prática dos dons garante benefício alheio. Nos versículos de 4 a 8 vemos características que constituem o amor e características que não constituem o amor. Essas características demonstram que ao realizarmos tarefas que envolvam nossos dons espirituais, e se realizarmos com amor, certamente seremos instrumento de benção para outros.
3. A perenidade do amor demonstra sua superioridade em relação aos dons. Paulo deixa claro que o amor é perfeito, pleno e permanente, já os dons são passageiros, parciais e imperfeitos, por isso devemos por em prática o amor para com os irmãos e não procurar demonstrar nossos dons buscando algo em troca.
Paulo conclui a passagem mostrando que o amor é evidentemente o caminho mais excelente, que nesse momento (antes da eternidade) temos a fé, a esperança e o amor, porém o amor é o maior, porque é o único que permanecerá pela eternidade.
Podemos aprender que é possível ter dons espirituais e não praticá-los da melhor forma, que o amor bíblico não é apenas um sentimento e que o amor e a verdade são inseparáveis. Busquemos então adotar o amor à prática dos dons que Deus nos dá.
Pr Abner Fortes