A FÉ EM CRISTO É A RESPOSTA RESPONSÁVEL PARA REVELAR O PODER DE DEUS
- Vagner Pontes
- 26 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: "Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva". Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada". Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: "Quem tocou em meu manto? " Responderam os seus discípulos: "Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim? ’ " Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento".
Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. "Sua filha morreu", disseram eles. "Não precisa mais incomodar o mestre! " Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: "Não tenha medo; tão-somente creia". E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz. Então entrou e lhes disse: "Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme". Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança. Tomou-a pela mão e lhe disse: "Talita cumi! ", que significa: "Menina, eu lhe ordeno, levante-se! ". Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos. Ele deu ordens expressas para que não dissessem nada a ninguém e mandou que dessem a ela alguma coisa para comer. Marcos 5:21-43
Nessa passagem vemos que o poder de Deus vai muito além do controle sobre os ventos e os mares, a autoridade de Deus vai muito além de expulsar demônios, o Seu poder vai além de curar doenças e enfermidades, sobrepõe o controle sobre a morte.
A mulher, que sofria há 12 anos com a hemorragia, interrompeu a caminhada de Jesus e de Jairo, com muita fé e humildade, e tocou as vestes de Jesus, em um ato de total dependência, então foi curada. Podemos concluir aqui que não foi a roupa de Jesus que tinha poder, foi a fé que a mulher tinha que Jesus era o Filho de Deus e tinha poder para curá-la, então Deus livrou a mulher de seu sofrimento. Jairo foi ao encontro de Jesus, desesperado clamou para que Jesus curasse a sua filha. Podemos imaginar que muitas pessoas criam que nada mais poderia ser feito e que outras pessoas criam apenas que o poder de Jesus era sobre curar algumas doenças, mas Jesus, demonstrando sua autoridade, diz para Jairo: “Não tenha medo; tão somente creia!”. Aqui Jesus demonstra que não é a morte que tem a palavra final, mas Ele tem poder sobre a morte!
Primeiro podemos concluir que a atuação de Deus não é restrita para pessoas importantes, com prestígio na sociedade, pois Deus atua tanto no caso da mulher anônima, que tinha hemorragia e era considerada impura, mas Deus também atua no caso de filha de Jairo, um homem que era prestigiado, um líder religioso. Então vemos que Deus age tanto para ricos quanto para pobres, sem distinção. As histórias de cura da passagem estão entrelaçadas e mostram a maravilha da graça e do poder de Deus. Concluímos que por causa de nosso pecado nós passaremos pela morte aqui nesse mundo, mas a morte é um inimigo vencido para todo crente na obra salvadora de Jesus Cristo, pois Ele tem poder sobre a morte. A nossa esperança está Naquele que venceu a morte, então devemos nos alegrar e esperar em Cristo. Para quem não conhece a obra de Cristo e carece de seu poder, se achegue a Ele com humildade e fé que somente Ele tem poder para salvar e livrar do pecado e da morte!








Comentários