top of page

a miséria humana e a graça divina

  • Foto do escritor: sitesibmacae
    sitesibmacae
  • 16 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura
Então Judas Iscariotes, um dos Doze, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes a fim de lhes entregar Jesus. A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. Assim, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo.
No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa? " Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: "Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no e digam ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre pergunta: Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos? ’Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós".
Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa. Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze. Quando estavam comendo, reclinados à mesa, Jesus disse: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo". Eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: "Com certeza não sou eu!" Afirmou Jesus: "É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato. O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido".

Nos últimos dias antes da crucificação em Jerusalém, Jesus sofreu crescente oposição dos líderes religiosos ao ponto de Judas, discípulo de Cristo, planejar entregá-lo aos seus opositores que já estavam tramando matá-lo.


Este trecho expõe dois aspectos relevantes para a existência humana.


1) Miséria humana

Judas era um dos 12. Discípulo do círculo íntimo de Jesus, passou os últimos 3 anos convivendo 24 horas, 7 dias por semana com Cristo. Traiu intencionalmente Jesus, uma vez que a iniciativa de entregá-lo foi dele. Sua perversidade não é muito diferente da perversidade encontrada em todo coração humano. Muitas vezes nós também nos entregamos ao pecado intencionalmente.

A alegria dos chefes dos sacerdotes com a proposta de Judas em entregar Jesus a eles para morrer revela mais uma vez a perversidade do coração daqueles homens. Judas, em oposição à atitude de Maria, não busca entregar tudo o que tinha por amor ao seu Senhor, mas busca uma recompensa para traí-lo. A partir do acordo feito, Judas começou a premeditar a hora certa para entregar Jesus, mostrando novamente que a traição não foi ocasional mas intencional. A miséria humana é evidência da necessidade da humanidade de um salvador e a razão que levou Jesus a morrer. Precisamos abrir nossos olhos e perceber que todos nós precisamos de um salvador.



2) Graça divina

Jesus anuncia sua traição no jantar de Páscoa, deixando claro para todos que ele não seria pego de surpresa e que a forma como seria entregue também estava em seus planos. Ele entregou sua vida voluntariamente e estava no controle. Apesar de todo o plano ter sido escondido, Jesus mostra que sabia o que estava acontecendo e quem o trairia. Mesmo assim, Ele se entregou voluntariamente em um ato de graça e misericórdia. Tranquilize seu coração diante do Senhor. Ele tem o controle e seus planos nunca são frustrados. Ele não é pego de surpresa.



Conclusão

Todos precisamos reconhecer, dia a dia, nossa miséria humana e necessidade da salvação, pois ainda lidamos com a inclinação do nosso coração em se entregar ao pecado. Ao mesmo tempo, devemos também reconhecer diariamente a graça divina revelada na entrega voluntária de Cristo para nos salvar, de maneira que podermos descansar no sacrifício de Jesus.

 
 
 

Comentários


SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page