A VERDADEIRA PUREZA
- Ivis Fernandes
- 26 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: "Ouçam-me todos e entendam isto: não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo ‘impuro’. Pelo contrário, o que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! " Depois de deixar a multidão e entrar em casa, os discípulos lhe pediram explicação da parábola. "Será que vocês também não conseguem entender? ", perguntou-lhes Jesus.
"Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado". Ao dizer isto, Jesus declarou "puros" todos os alimentos. E continuou: "O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ". Marcos 7:14-23
CONTEXTO
Os fariseus estavam preocupados com as tradições e regras do judaísmo, que davam a eles aparência de piedade. Então questionam Jesus a respeito da tradição judaica e a falta de cumprimento pelos discípulos. Todavia Jesus os confronta expondo a hipocrisia deles e a falta de obediência ao mandamentos da lei, principalmente aqueles que tinham a ver com a disposição do coração.
1) Aquilo que afeta só o corpo e não passa pelos coração não contamina o homem pois não tem valor moral
Jesus não diz que aquilo que aquilo que fazemos com nosso corpo não tem nada a ver com o nosso coração. Existem sim coisas que podemos realizar em nosso corpo que demonstram uma inclinação para o mal, como por exemplo a imoralidade sexual, a gula, a bebedeira e etc.
O que Jesus está dizendo, é que não é a comida ou a bebida em si que é impura, mas a forma como lidamos com essas coisas. Os fariseus naquele contexto estavam preocupados somente como a forma que eles se apresentavam na sociedade e negligenciavam o coração corrupto deles.
2) Aquilo que sai do coração pode tornar o homem impuro
São as escolhas morais que podem contaminar o homem. Esse ensino era muito importante no cenário farisaico, que valorizava a religiosidade e incentivava o povo a viver da mesma maneira.
Mas também é aplicável, hoje, pois também somos tentados a valorizar excessivamente nossa aparência de piedade enquanto não nos esforçamos para tratar nossos corações e lutar contra a inclinação para o pecado.
APLICAÇÃO:
O perigo de valorizar a aparência de piedade é que pessoas que vivem dessa mesma forma podem achar que entenderam o evangelho por cumprir algumas regras e tradições, mas não tiveram um encontro genuíno com Jesus e estão caminhando para o inferno;
As regras tem o seu lugar para um boa comunhão na comunidade dos santos, mas não tem poder de purificar ninguém. Somente aqueles que entendem que precisam de um salvador podem ser purificados;
A purificação dos pecados só acontece mediante ao sangue de Jesus. Somente a confiança no sacrifício de Cristo na cruz e na sua ressureição é que nos somos lavados e purificados diante de Deus;
Se já confiamos nesse sacrifício, essa mensagem deve ser um encorajamento para continua a tratar os nosso pecados e sermos cada dia mais santos e semelhante a Jesus.








Comentários