top of page

AUTORIDADE QUESTIONADA

  • Vagner Pontes
  • 28 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura
Chegaram novamente a Jerusalém e, quando Jesus estava passando pelo templo, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos e perguntaram. "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu autoridade para fazê-las?" Respondeu Jesus: "Eu lhes farei uma pergunta. Respondam-me, e eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas. O batismo de João era do céu ou dos homens? Digam-me! " Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’ Mas se dissermos: ‘dos homens’... " Eles temiam o povo, pois todos realmente consideravam João um profeta. Eles responderam a Jesus: "Não sabemos". Disse então Jesus: "Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas".
Marcos 11:27-33

Então Jesus começou a lhes falar por parábolas: "Certo homem plantou uma vinha, colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. Na época da colheita, enviou um servo aos lavradores, para receber deles parte do fruto da vinha. Mas eles o agarraram e espancaram, e o mandaram embora de mãos vazias. Então enviou-lhes outro servo; e lhe bateram na cabeça e o humilharam. E enviou ainda outro, o qual mataram. Enviou muitos outros; em alguns bateram, a outros mataram. "Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’. "Mas os lavradores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’. Assim eles o agarraram, e o mataram, e o lançaram para fora da vinha.
"O que fará então o dono da vinha? Virá e matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros. Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ". Então começaram a procurar um meio de prendê-lo, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado aquela parábola. Mas tinham medo da multidão; por isso o deixaram e foram embora. Marcos 12:1-12

Diferente de outras passagens que narram embates isolados de Jesus com um ou outro fariseu, Marcos relata uma semana que Cristo ia e voltava de Jerusalém para ensinar as autoridades religiosas. O primeiro conflito se dá quando o Mestre é confrontado pela multidão de líderes religiosos já inconformados pelos últimos eventos.


Os fariseus se aproximam de Jesus e o questionam com que autoridade Ele fez e quem a lhe deu. Cristo, com muita sabedoria, os deixa sem resposta para ambas as perguntas, fazendo uma contra pergunta, sem fugir do questionamento: "O batismo de João era do céu ou dos homens? Digam-me!". Através dessa pergunta estratégica, os judeus reconheceriam o discurso de João como vindo da parte de Deus, aprovando assim o ministério de Jesus ou iriam irritar a multidão que cria de fato que João era um profeta.

Então para não se comprometerem, os líderes respondem: "nós não sabemos". E, da mesma forma, Jesus encerra a questão e não fala de onde vem a sua autoridade.


A liderança espiritual também pode estar cega espiritualmente. O ensino deve sempre ser testado na palavra. A pregação fiel da palavra é impopular, há rejeição quando queremos nos parecer com Cristo.


A parábola contada por Jesus


Quando perdemos a gratidão para com o Criador, somos capazes de tomar caminhos terríveis. Na parábola, o assassinato acontece não porque o filho não foi identificado, mas justamente porque o identificaram.

Isso gera ira no coração de todos naquele lugar, uma vez que Cristo se apresenta como filho do dono da vinha. Ele enfatiza que a vitória final pertence ao pai do herdeiro e aponta para o que aconteceria adiante, o cumprimento da profecia.


O Divino servo é paciente. Somos chamados ao arrependimento pois há muita dureza no coração humano, nosso coração precisa de mudança.

 
 
 

Comentários


SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page