Caminhos para ser uma igreja saudável
- Pr. Jorge Sypriano
- 15 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.
No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador, a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador. A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí.
É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.
É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão.
Tito foi deixado por Paulo em Creta para que pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade. Por isso, a carta mostra a relação entre a doutrina e a prática do conhecimento da verdade que conduz à piedade.
Nós vivemos em um mundo pós cristão e pós moderno que nega a validade de verdades absolutas. A realidade que vemos crescer nas igrejas é o relativismo doutrinário, assim como os falsos profetas pregavam, naquela época. Em função disso, o apóstolo também mostra na passagem que devemos viver de maneira santa para que a Palavra de Deus não seja difamada e que torne, assim, atraente o ensino de Deus. (v.5 e v.10)
A liderança espiritual da igreja precisa ser firme na sã doutrina, exercendo zelosamente a disciplina bíblica mas também deve ser sensível com as pessoas. Os mestres que ensinam uma doutrina diferente da que Paulo lhes transmitiu deveriam ser silenciados.
No capítulo 2 Tito traz algumas atitudes que uma igreja saudável deve ter:
1) Defender a Verdade (v.1)
A Igreja saudável defende a sã doutrina que é sadia e pura e não abrem mão dela. Doutrina essa que chegou até nós e nos salvou, porque um dia servos e servas do Senhor passaram o legado de fé e não aceitaram as mentiras e deturpações dos falsos mestres.
2) Viver a Verdade (v.7-8)
Não é suficiente somente defender a Verdade, precisamos defende-la como o Senhor nos ordenou. Tito estava em Creta para não somente pregar a sã doutrina, mas também para ser exemplo de piedade a outros. E se amamos e defendemos a sã doutrina, devemos permitir que ela molde o nosso caráter para que Deus seja honrado e glorificado.
3) Ensinar a Verdade (v.2-10)
Paulo instrui a Tito a encorajar os irmãos a viver uma vida de discipulado. Os mais maduros devem ensinar os mais inexperientes na fé a serem santos para que todos possam defender a fé e viver piedosamente, sendo semelhantes a Cristo e capazes de fazer novos discípulos de Jesus e tornem atraente em tudo o ensino de Deus, nosso Salvador.








Comentários