Eu, um servo
- Vagner Pontes
- 17 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.
Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? " Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá". Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo". Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! " Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos". Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos.
Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem".
João 13.1-17
Contexto:
Última ceia de Cristo antes de ser crucificado
Jesus sabia quem Ele era e o que estava por vir. Ele sabia que Deus havia colocado tudo debaixo do Seu poder e que estava chegando a hora de cumprir propósito pelo qual Ele veio e voltar para o Pai. Ele sabia também quem o trairia e o que aconteceria nas próximas horas. Jesus Cristo não foi uma vítima da traição e dos militares romanos que o açoitaram, Ele sabia muito bem o que iria acontecer e voluntariamente se entregou como cordeiro em direção ao abate.
Antes de comerem, Jesus age como um escravo da época e retira suas vestes e começa a lavar os pés de todos os seus discípulos.
3 lições que Jesus ensina nessa ocasião:
- Humildade
Cristo, o Rei de todo universo, Deus encarnado, se fez menor do que todos os discípulos e os serviu por amor. Ele, com Seu exemplo, os ensinou a agir Ele
Reflexões: Qual tem sido sua atitude em seus relacionamentos? Como você tem tratado as pessoas que te servem nas diversas ocasiões do dia a dia? Como é sua postura no serviço que você realiza? Você costuma murmurar?
- Como devemos ser servos
Jesus ensina que não importa sua posição, seu status, todos devem buscar servir ao próximo com excelência.
- Aperfeiçoamento ao próximo
Jesus dá o exemplo e os incentiva a lavar os pés uns dos outros, ou seja, auxiliar os irmãos a viver uma vida pura e de arrependimento de pecados. Como Ele os serviu, eles devem servir uns aos outros, incluindo aqueles que nos causam mal. Cristo lavou os pés de Judas!
A igreja de Cristo deve ser uma comunidade de servos humildes, que buscam o aperfeiçoamento do outro.








Comentários