top of page

jesus fala da grande tribulação

  • Vagner Pontes
  • 18 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de ago. de 2021

Quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’ no lugar onde não deve estar — quem lê, entenda — então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes. Quem estiver no telhado de sua casa não desça nem entre em casa para tirar dela coisa alguma. Quem estiver no campo não volte para pegar seu manto. Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Orem para que essas coisas não aconteçam no inverno.
Porque aqueles serão dias de tribulação como nunca houve desde que Deus criou o mundo até agora, nem jamais haverá. Se o Senhor não tivesse abreviado tais dias, ninguém sobreviveria. Mas, por causa dos eleitos por ele escolhidos, ele os abreviou. Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo! ’ ou: ‘Vejam, ali está ele! ’, não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente.
Marcos 13:14-23

A grande tribulação - um texto difícil e o ideal é sempre a interpretação com contexto, uma vez que há outros trechos da bíblia que abordam o assunto. Dois momentos importantes são interligados nesse texto: O julgamento sobre Jerusalém e a tribulação como parte do fim da história do mundo.


No versículo 14, Jesus nos narra a chegada do fim, o sacrilégio terrível em Jerusalém. A aproximação do inimigo sempre sugeriria abrigo na capital fortificada, mas aqui Jesus fala que a fuga deve ser para os montes, que as pessoas devem abandonar sua casa e quem estiver no campo que não volte para a cidade. Todo este cenário faz alusão ao que está por vir: dias difíceis. Mas Jesus no versículo 18, nos aconselha a orar diante destas circunstâncias. E para seus eleitos, Deus ameniza e abrevia catástrofes. Este é o Amor cuidadoso. Devemos agradecê-lo.


Falsos mestres prometerão segurança, terão como objetivo enganar os eleitos, reivindicarão que o Cristo já está entre nós. Nesses tempos, os crentes deverão olhar para cima e aguardar sua salvação que virá por meio do encontro com o Salvador. Não cabe a nós descobrirmos quando isso acontecerá, mas devemos saber que sim, esse dia chegará. Quando Cristo chegar, ninguém precisará avisar. Todos perceberão. Devemos ficar atentos, pois tudo isso já nos foi avisado.


Profecias podem se cumprir em um tempo indeterminado, portanto não achemos que tudo acontece ao mesmo tempo, pois os últimos dias ocorrem durante a primeira e a última vinda de Cristo. A mesma profecia também pode ser cumprida em momentos diferentes na história. Aqui, alguns detalhes que nos sugerem isso: O Sacrilégio terrível, uma tribulação sem igual e a vinda de Cristo no versículo 24.  Portanto, Cristo virá sem alerta prévio e, mais uma vez, o texto nos pede para ficarmos alertas.


O Senhor nos deu estes detalhes sobre o fim e são suficientes para mantermos firmes e sem distração, portanto mantenha o foco. Devemos lembrar que Deus é soberano e que o fundamento de nossa fé é a Palavra de Deus, então seja envolvido pela escritura.


A destruição do templo em Jerusalém, que foi profetizado por este texto, se cumpriu com tanta precisão que contribui para que tenhamos certeza que os eventos vindouros acontecerão. Assim, ore nas horas de aflição, como Jesus orou no Getsêmani.

 
 
 

SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page