top of page

jesus nossa páscoa

  • Vagner Pontes
  • 4 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura
No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! " Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho. Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu. (Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.)

Os discípulos voltaram para casa. Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que você está chorando? " "Levaram embora o meu Senhor", respondeu ela, "e não sei onde o puseram".
Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: "Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? " Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei". Jesus lhe disse: "Maria! " Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: "Rabôni! " (que significa Mestre). Jesus disse: "Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês".

Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: "Eu vi o Senhor! " E contou o que ele lhe dissera. Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês!" Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio". E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados".

Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês!" E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!" Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".

Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Ontem celebramos a Páscoa, uma data muito importante e marcante para toda a história pois é celebrada a ressurreição de Jesus, nosso grande mestre e salvador.


O capítulo 20 do evangelho de João trata da fé dos discípulos e seguidores de Cristo a respeito da sua ressurreição.


Maria foi a primeira a chegar no túmulo de Jesus. Quando ela vê o túmulo aberto, com a pedra que selava o local posta de lado, fica com medo de que pessoas maldosas tivessem roubado o copo de Jesus. Então ela corre para contar a Pedro e João o ocorrido. Pedro e João correm para chegar no local e veem as faixas e os lençóis que cobriam o corpo de Jesus, porém no português não passa a sensação correta que a língua grega descreve do acontecimento, onde eles observaram atentamente e perceberam o que realmente havia acontecido, levando-os a crer na ressurreição de Jesus.


Maria voltou ao túmulo após um tempo e encontrou dois anjos, além de Jesus, a qual ela só reconheceu após ter sido chamada pelo nome, então reconhecendo a voz do Mestre ela o abraçou com muita surpresa, alegria e saudade.


Pedro, João e Maria creram sem precisar tocar ou sentir as feridas de Jesus, diferente de Tomé, que só reverteu seu ceticismo após ter tocado em Jesus. Assim como antigamente, existem pessoas hoje em dia que não creem no evangelho, mesmo tendo contato com o evangelho e ouvindo sobre ele por um longo período de tempo.


Nós somos chamados a nos relacionar com pessoas de todos os tipos, assim como Jesus se relacionou com pessoas que creram mais rapidamente e outras que passar a crer após o tempo e alguns sinais, mas devemos lembrar que é o Espírito Santo que age em todos, abrindo os olhos para a verdade do Evangelho.


A Páscoa é a celebração do Deus de vida, que nos livrou do pecado, para proclamarmos e celebrarmos a salvação que Cristo dá à todo aquele que crê em seu sacrifício.

 
 
 

Comentários


SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page