JESUS, O VERDADEIRO REI
- Vagner Pontes
- 27 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Série de Mensagens baseada no livro “O Natal Escondido" de Timothy Keller – Editora Vida Nova
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.
Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ". Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo". Mateus 2:1-8
Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo". Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho". Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos. Mateus 2:13-16
Mas, ao ouvir que Arquelau estava reinando na Judéia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo sido avisado em sonho, retirou-se para a região da Galileia e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno. Mateus 2:22,23
Herodes fica perturbado com a indagação que os magos fazem a ele, pois vê o seu poder absoluto ameaçado. Então, consultando os mestres da lei e sacerdotes do povo, constatou que existia uma profecia de um líder que nasceria em Belém e conduziria Israel. Então, ele fica mais perturbado ainda e monta uma estratégia para ir ao encontro de Jesus e mente para os magos, alegando que queria adorá-lo também.
Os magos encontram José, Maria e Jesus. Adoram a Jesus mas não retornam para Herodes, pois foram advertidos por Deus em um sonho. José e Maria, avisados por Deus também, vão se esconder no Egito. Herodes, sabendo que foi enganado, provoca um massacre em Belém e proximidades para garantir que aquele menino não mais ameaçasse seu poder.
O Natal ameaça qualquer outro reino
Há um mal em nosso coração, ele brota no egocentrismo e na certeza que nós somos suficientes em nós mesmos, no desejo de sermos rei no nosso próprio reino. Não é natural servir a Deus e ao próximo. Queremos, na verdade, ser servidos. Em cada coração, há um rei Herodes. A sede de poder de Herodes demonstra nossa resistência natural as reivindicações de Deus na nossa vida. A menos que nosso coração seja transformado sobrenaturalmente pelo próprio Deus, para o propósito de desejá-lo, ninguém o buscará.
Precisamos nos ajudar mutualmente, apontando todos nós para Cristo! Jesus nasceu e providenciou para cada um de nós um presente misericordioso.
O Natal é cercado de fragilidade e poder
Jesus Cristo, Salvador, Filho do Deus Vivo, todo poderoso, veio em fragilidade, humilde, em uma família pobre, sem nenhum status social. A escritura registra em toda sua história que Deus opera por intermédio do mais improvável. Jesus enfatiza que veio para os fracos. Ele realça que a salvação não é por aquilo que se pode fazer, mas por aquilo que Ele é capaz de fazer. Jesus poderia ter ido para o trono, mas seguindo a vontade do Pai, foi para a Cruz e fez isso para se crermos, possamos ser reconciliados com Ele.
E Daí?
Todos nós carecemos do Senhor. Somos consolados pois somos perdoados assim que verdadeiramente depositamos nossa fé em Cristo, não importando nossos pecados passados.
Deus não só nos aceita, mas nos transforma e se deleita em usar pessoas transformadas para promover transformação na vida de outras pessoas. Natal significa que raça, riqueza e status não tem a menor importância. A ideia que o mundo coloca de sucesso, Jesus coloca de cabeça para baixo. Ele veio como um de nós, como um homem de carne e osso, viveu, morreu e ressuscitou, nos trazendo esperança para que Nele possamos desfrutar da vida eterna.








Comentários