JESUS • SUA HISTÓRIA E SUA FAMÍLIA
- Ivis Fernandes
- 13 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Série de Mensagens baseada no livro “O Natal Escondido" de Timothy Keller – Editora Vida Nova
Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos; Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amom; Amom gerou Josias; e Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
Depois do exílio na Babilônia: Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiúde; Abiúde gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoque; Sadoque gerou Aquim; Aquim gerou Eliúde; Eliúde gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó; e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia e catorze do exílio até o Cristo. Mateus 1:1-17
O evangelho de Mateus mostra que Jesus era o cumprimento das promessas do Antigo Testamento, o descendente de Abraão e Davi, o Messias, aquele que iria reinar e abençoar toda a Terra. Vemos a introdução da pessoa de Jesus sobre sua história e sua família.
O evangelho nos traz boas novas, notícias que precisamos saber e não conselhos sobre como agir. Tudo o que precisava ser feito, foi feito em Jesus, cabe a nós receber a notícia com fé e louvor a Deus.
Nós ansiamos por justiça, por isso gostamos tanto de filmes de heróis. Esperamos por heróis que derrotem a morte, que salvem a humanidade, mas só em Jesus há esperança de salvação e vitória sobre a morte. O herói de verdade não é um político, ator, pastor ou qualquer homem, é Cristo quem satisfaz os anseios mais profundos do coração do homem.
O Evangelho possibilita que qualquer um faça parte da família de Deus. Podemos ver na genealogia de Jesus a presença de mulheres, sendo que na época em que a Bíblia foi escrita apenas os homens eram citados na genealogia.
Ocorre que, essas mulheres fizeram parte de episódios que seriam considerados como dignos de serem ignorados, mesmo assim foram mencionados e inseridos na genealogia.
Essas histórias nos ensinam que qualquer pessoa pode fazer parte da família de Deus, não são pessoas perfeitas, justas e jamais serão santas ou boas o suficiente para fazer parte da família divina.
Ninguém é bom o suficiente e ninguém é tão ruim que não possa ser alcançado por Deus. Por meio da fé, todos são justificados e acolhidos pelo Espírito Santo.
O número 7 na Bíblia é relacionado com perfeição e descanso. No Antigo Testamento, Deus havia dito que os agricultores deveriam cultivar por 6 anos e no 7º deixariam a terra descansar. É preciso desfrutar do descanso que Jesus trouxe pois Deus trabalha por nós, Ele nos dá Sua Graça.
A história da Graça de Deus pode ser relacionada com a sua história, crendo nas boas novas do evangelho e na obra de Cristo na cruz, podemos descansar e confiar NEle, não em nossas forças ou em outras pessoas, mas tão somente em Cristo.
Se você acredita na graça de Deus, descanse pois sua salvação está garantida em Cristo, mas viva trabalhando com gratidão e servindo a Deus com amor e zelo, proclame a graça dEle!








Comentários