Marcas Apagadas
- Aminadab Vieira
- 14 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.
Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,
Há marcas que produzem separação
Mancha que potencializa uma separação
1- A Marca do pecado (vs.11)
além da separação física,havia ruptura da carne,os judeus se valiam da circuncisão. Paulo lembra os gentios pelo fato de não serem circundados,pela velha aliança, os gentios estavam longe de Deus. Na nova aliança não há justificação por mérito, nós não fazemos nada, o Senhor que age por nós. Sem Deus, todos estavam submersos no pecado. Seguíamos o curso do mundo, seguíamos o príncipe do poder do ar, satisfazíamos o desejo da nossa carne. Como consequência: a morte.
2- A consequência retirada da marca do pecado (vs.13)
Paulo utiliza um contraste entre o antes e o depois. Jesus é a borracha que apaga a mancha do passado, ele também é a ponte que une a restauração do presente. Em Cristo, e pelo sangue vertido na cruz, este véu rasgou de alto a baixo, a mancha da separação foi coberta. O castigo que traz a paz estava sobre Ele. O sacrifício de Cristo mudou nossa história, a mancha da separação foi apagada, o véu que nos separava de Deus rasgou-se. Em Cristo todos foram feitos um. Gentios e Judeus foram marcados pela inimizade. Em Cristo não existe mais separação, ao contrário sem Cristo somos um: o mesmo corpo. Na unidade do corpo de Cristo não pode haver diferenças, Jesus apagou nossas marcas, deu-nos uma nova identidade.
O que podemos aplicar em nossas vidas?
• Todos nós espiritualmente um dia tivemos uma mancha.
• Esta mancha se chama pecado, ela criou uma grande separação entre criação e Criador.
• Um dia o Senhor apontou o porquê destas manchas.
• Uma vez longe de Deus, Cristo se ofereceu em nosso lugar,
• Cristo se fez maldição em nosso lugar,
• Em Cristo foi derrubada a barreira da inimizade.








Comentários