top of page

O homem sem Cristo é um homem perdido

  • Aminadab Vieira
  • 7 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

O homem sem Cristo é um homem perdido, o homem em Cristo é um ser esculpido


Esses versículos nos provacam a responder uma pergunta:

Qual é a escultura (obre de arte) que Deus está formando (moldando) em nós?


A resposta para essa pergunta passa pelo evangelho, que pode ser resumido em 4 palavras que vemos no texto:


1. Morte (Ef 2:1-4) - a má notícia. Sem Cristo, todos vivemos mortos em nossas transgressões e pecados. Morte pode significar separação entre nós e Deus e incapacidade de reagir a nenhum estímulo, a inércia de seguir a presente ordem deste mundo. A segunda morte é a separação eterna de Deus, um estado de constante sofrimento longe do nosso Criador.


2. Misericórdia (Ef 2:4-7) Mas Deus... que é rico em misericórdia, decidiu mudar o curso das coisas e nos oferece uma forma de sermos redimidos e recebermos vida, nos dando acesso a Deus. Nós não recebemos o castigo que merecemos: ira e condenação eterna.


3. Graça (Ef 2:4-7) Mas Deus... intervém na história e muda o curso das coisas. Pela graça somos salvos. Por causa do amor do Senhor, Ele nos resgata e nos dá aquilo que nós não merecemos. Ele nos dá seu Filho, que nos substitui e recebe o castigo que era nosso e nós, em contrapartida, somos adotados como filhos de Deus, justificados e perdoados.


4. Fé (Ef. 2:8-9) Somos salvos pela graça POR MEIO DA FÉ. Recebemos a dádiva de Deus por meio da fé, que também recebemos do Senhor. Fé é muito além de conhecimento intelectual. Não adianta saber que a fé salva. É preciso confiar na prática na obra de Jesus. A definição de fé é lançar-se sobre algo. Confiar plenamente. Nossas próprias obras são incapazes de nos fazer dignos da salvação, somente a fé no evangelho de Jesus Cristo é capaz de nos tirar da inércia que vivíamos e nos dar vida verdadeira. A fé implica em arrependimento.


Verso 10: Somos, enfim, transformados em uma escultura. Deus nos molda pela Sua graça, por sua misericórdia por meio da fé e por isso podemos andar em boas obras que ele mesmo deseja que realizemos. Essa é a nossa vocação diária.


O propósito de tudo isso é que o Senhor Deus seja glorificado. Nós devemos resistir a tentação de dar mais glória a obra de arte do que ao artista. Ele realiza a obra em nós. Ele é o artista e nós a escultura.


E então, qual é a sua decisão?

 
 
 

Commentaires


SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page