o pedido dos fariseus
- Abner Fortes
- 26 de out. de 2020
- 2 min de leitura
“Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu. Ele suspirou profundamente e disse: “Por que esta geração pede um sinal milagroso? Eu afirmo que nenhum sinal será dado a vocês”. Então se afastou deles, voltou para o barco e foi para o outro lado.” Marcos 8:11-13
1. Quem é quem?
Partidos Judaicos:
- Essênios; - Herodianos; - Saduceus; - Zelotes; - Fariseus - “Nata da santidade, perseguidores dos falsos mestres, defensores dos bons costumes e da lei”. Estes são os autores do pedido feito no texto.
2. A resposta (v.12)
Neste verso vemos que a pergunta de Jesus é retórica para mostrar a reprovação de Cristo que levaria ao “não” garantido. A pergunta que fica é por que “não” era garantido? Afinal, Jesus já havia dito que todo aquele que pede, recebe e vemos diversos trechos dos evangelhos onde Cristo responde positivamente aos mais variados pedidos de pessoas totalmente diferentes. A atitude dos fariseus nos dá a resposta.
3. A atitude (v.11)
- Os fariseus interrogavam Jesus, deixando evidentemente a arrogância deles - O objetivo deles era pô-lo a prova. Da mesma forma como em Êxodo 17, eles foram rebeldes e exigiram de Cristo uma prova de quem Ele era. - Esse episódio deixa clara a incredulidade dos fariseus sobre quem Cristo é. Diferente da mulher siri-fenícia e do homem gago (capítulo 7) que chegaram diante de Jesus com fé sobre quem Ele era, os fariseus exigiram um sinal que provasse que Jesus era quem dizia.
4. O resultado
NÃO!
Buscas que põem Jesus à prova tem um não com resposta!
5. O que busca?
O que buscamos fica evidente quando observamos nossos pedidos para Jesus. O que você tem pedido?
“Os Judeus pedem sinais milagrosos, e os gregos procuram sabedoria.” 1Co 1:22
Religiosos: buscam “no céu” o que seus esforços terrenos obrigam a Deus dar irreligiosos: Buscam “na terra”, um céu que seu esforço pode, ilusoriamente” proporcionar
À ambos Jesus responde NÃO! Mas há uma terceira via....
6. A 3° via
“Nós porém, pregamos Cristo crucificado...” 1Co 1:23
Existe um outro caminho! A 3ª via é o evangelho!
Deus vem do céu buscar na terra homens para dar a eles o que só os “esforços” de Cristo podem proporcionar
Religiosos: Deus coadjuvante Irreligiosos: Deus irrelevante Evangelho: Deus atuante
7. Mãos à obra
Primeiro devemos crer no evangelho l. Depois, nossas buscas devem estar alinhadas com:
- a expansão do reino - A procissão necessária - A comunhão com Deus e os homens - A santificação








Comentários