top of page

O Preço do Discipulado

  • Ivis Fernandes
  • 24 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura


Eles estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e lhes disse o que haveria de lhe acontecer: "Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará".
Marcos 10:32-34

Pedro acaba de dizer que eles, os discípulos, deixaram tudo para seguir Jesus. Estavam no caminho, indo para Jerusalém. Jesus ia à frente dos discípulos, que seguiam seus passos. Iremos refletir qual o preço do discipulado para seguir Jesus: Discipulado é seguir os passos do mestre, exatamente como os discípulos estavam fazendo nesta passagem. Estamos dispostos a deixar tudo para trás, ou seja, seguir Jesus (v.32)?


Deixar tudo é seguir os passos de Jesus, mesmo que de modo imperfeito

Os discípulos estavam com medo, o que mostra a limitação da fé deles. Uma dificuldade de confiar nos propósitos de Deus. Porém, apesar do medo, Jesus não repreende os discípulos. Ele deixa que eles o sigam, com o objetivo de transformá-los na caminhada.


Isso se aplica diretamente para nós. Devemos segui-lo mesmo com nossa limitação, pois Ele, durante essa caminhada, nos transforma com sua maravilhosa obra em nossa vida.


Deixar tudo é seguir Jesus no seu sofrimento

Todo o sofrimento que estava no porvir, era Jesus que ia sofrer. E sim, Ele se sacrificou no nosso lugar, mas no discipulado não nos sobra somente vitória e gozo, há esforço da nossa parte, pois somos chamados para fazer aquilo que nossa natureza não concorda. Discipulado é estar comprometido quando as dificuldades surgirem e permanecer firmes nos sofrimentos, permanecer fiel a Ele, mesmo que isso implique algum sofrimento para nós. Negar desejos do nosso coração e não deixar que nossa imperfeição nos bloqueie nessa caminhada.


Deixar tudo é experimentar os benefícios da ressurreição de Cristo

Os discípulos estavam seguindo Jesus rumo ao seu sofrimento, mas também rumo a sua ressurreição. E o plano deu certo pois Ele realmente ressuscitou! Portanto, o fato da ressurreição nos traz esperança.


Você tem seguido os passos de Jesus?

Siga do jeito que você está. No caminho, ele vai te transformar. Suportamos as dificuldades e seguimos. Apesar dos sofrimentos, nos identificamos com a ressureição de Cristo. Ela nos dá poder para seguirmos. Em Jesus, nós morremos e ressuscitamos nele, é isso que nos permite continuar no caminho. Uma nova vida que nos dá o poder de fazer a vontade Dele, nos dá o poder de deixar tudo para segui-lo.

 
 
 

Comentários


SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page