os mestres desaprovados
- Ivis Fernandes
- 21 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Ensinando no templo, Jesus perguntou: "Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. O próprio Davi o chama ‘Senhor’. Como pode, então, ser ele seu filho? " E a grande multidão o ouvia com prazer.
Ao ensinar, Jesus dizia: "Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão condenação mais severa! "
Nos versos anteriores, vimos os líderes religiosos questionando a autoridade de Jesus e este sendo aprovado diante dos testes dos fariseus. Neste trecho, ele expõe ao povo porque os mestres da Lei são mestres desaprovados.
Jesus nos deixa alertas:
1. Cuidado com o ensino que afasta de Deus e diminui a grandeza do Messias
Ensinando no templo, Jesus perguntou:
"Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi? (v.35)
Os mestres da Lei ensinavam que Davi era maior e mais importante que o Messias. No entanto, no Salmo 110, Davi declara que o Messias é o seu Senhor. Portanto o ensinamento de que Davi é superior ao Messias não está correta pois, por mais que Jesus seja descendência de Davi, Ele ocupa um lugar muito mais elevado, pois, Davi reinou sobre Israel mas Jesus reina para sempre e sobre todos, libertando a humanidade do pecado e da morte, reconstruindo o caminho até o Pai.
2. O mau exemplo dado pelos mestres da Lei
Ao ensinar, Jesus dizia: "Cuidado com os mestres da lei.
Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças (v.38)
Os mestres da Lei faziam questão de se vestir, se comunicar e se comportar com o intuito de obterem honra para si mesmos. Esse comportamento, juntamente com o que falavam, constituia-se em um péssimo ensino para o povo pois era oposto ao que era ensinado por Jesus.
3. Os mestres da Lei exploravam a fé das pessoas frágeis
Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações.
Esses receberão condenação mais severa! (v.40)
Uma prática comum daqueles mestres era a exploração de pessoas que passaram ou passam por momentos difíceis, como as viúvas naquela época.
Infelizmente, ainda nos deparamos com mestres desaprovados em nosso tempo. Mestres que enganam, buscam honra para si e se aproveitam da fé alheia. E assim como o mestres do tempo de Cristo, estes serão punidos severamente como o próprio Jesus anunciou.
Diante disso tudo, confiemos em Jesus, o mestre aprovado que se humilhou e foi servo. Ele estava em Jerusalém para morrer e sabia disso mas ainda sim se doou para levar a salvação para o povo de Deus.








Comentários