top of page

parábola do semeador

  • Vagner Pontes
  • 24 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de out. de 2020


Ele prosseguiu dizendo: "O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, quer ele durma quer se levante, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita". Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas. No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo. Marcos 4:26-36

O texto trata sobre a expansão do reino de Deus, falando sobre duas parábolas: a da semente e a do grão de mostarda, que Jesus ensina certamente para encorajar seus discípulos.

O texto realça o fato de uma semente ser algo desprezível, e como a semente, a palavra de Deus também é facilmente desprezada, mas possuindo um poder absurdo de transformação. O que estas parábolas querem mostrar é que aquilo que é decisivo no Reino de Deus, acontece sem que nós participemos de forma direta. O ser humano por si mesmo não pode fazer nada, é somente pelo poder dado por Deus que o homem pode se voltar para Ele e ter uma fé verdadeira.

O semeador só precisa aguardar o tempo da colheita após a semeadura, da mesma forma, a palavra de Deus semeada no coração do homem trabalha por si mesma, contendo vida própria. Ela trabalha incessantemente e triunfantemente em quem ela germina. Deus é o autor do crescimento espiritual.

Através destas parábolas, sabemos então que o reino de Deus avança por meio da pregação confiante. O verso 26 deixa claro que é necessário existir um semeador. Sem semeadura não há como ter colheita, sem pregação não há como se ter conversão. Deus dá o crescimento a semente que nós mesmos semeamos diariamente. O crescimento da semente é gradual, ela passa por vários estágios até chegar à maturidade. Assim também em relação a ação do Evangelho na vida dos filhos de Deus. Existe um crescimento constante e contínuo até chegarmos a estatura de Cristo.

A palavra de Deus tem um poder sobrenatural para crescer. A parábola do grão de mostarda nos mostra o crescimento abundante. O reino começa pequeno como uma semente de mostarda, como uma fé pequena e fraca. Ninguém detém o crescimento da igreja, e nada pôde destruir o crescimento do evangelho entre os povos. Tudo contribuía para que a semente fosse sufocada, mas Deus, em seu mistério, não permitiu.

Quantas oportunidades nós temos em levar adiante essa semente como simples semeadores, até mesmo nesse tempo tão difícil? Precisamos ouvir a Cristo com muita atenção e plantar a semente em outros corações na dependência do nosso Senhor.

 
 
 

Comentários


SEGUNDA IGREJA BATISTA DE MACAÉ

Pastor Titular: Vagner Coelho Pontes

EBD • domingo 9h

Culto • domingo 19h

Reunião de oração  • quarta 15h

Rua Aloísio de Sá Vasconcelos, 89

Cajueiros • Macaé • RJ • Brasil

22 | 2791-9021

        98125-2152

site@sibmacae.com.br

Secretaria: segunda à sexta • 8h às 17h

secretaria@sibmacae.com.br

Contribua para o Reino

Banco Itaú

  AG.: 0941

  CC: 32390-9

  CNPJ: 29.253.713/0001-49

Pix

29253713000149 (CNPJ)

bottom of page