Vale a pena se comprometer com o verdadeiro Rei glorioso
- Ivis Fernandes
- 30 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder. E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles; E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear. E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados. E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi. E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles. Marcos 9.1-8
Duas coisas que chamam atenção
1- Humanamente falando, parecia que Jesus caminhava para o fracasso, pois ele havia dito nos versículos anteriores que seria entregue aos homens para morrer. Na mentalidade das pessoas, Jesus erro o Rei Vencedor e Glorioso, no entanto, Ele diz que seria humilhado. Isso não fazia sentido na cabeça dos discípulos e das pessoas que o seguiam.
2- Parece que Jesus estava chamando os discípulos para caminharem com Ele em direção ao “fracasso”. Nos versículos anteriores Jesus havia pedido para seus discípulos negarem a si mesmos, tomarem a crus e segui-lo. Isso era igual a se declarar um criminoso e caminhar para uma morte humilhante.
Diante desse cenário de “fracasso”:
Será que vale a pena se comprometer com um rei que caminha para o “fracasso”?
Vale a pena se comprometer com o Rei quando enxergamos além das aparências
- A transfiguração é uma prévia da glória de Deus que foi revelada a alguns discípulos.
- Jesus foi transfigurado de forma que até suas roupas resplandeceram a sua glória, ficando brancas de uma maneira que nunca foi vista.
- O aparente “fracasso” não era a realidade, pois a realidade era que o Rei era vencedor e glorioso.
Vale a pena se comprometer com o Rei e Deus
Por que Moisés e Elias apareceram e não outros?
Porque Moisés representava a Lei e Elias representava o cumprimento das promessas. Aquela reunião era um prévia do dia do Senhor, mostrando que Jesus é Rei aguardado que veio estabelecer o Reino de Deus.
No versículo 5 Pedro não falou uma besteira sobre fazer tendas, ele falou alto que representava o desejo dos judeus, de que Deus pudesse habitar entre homens. Porém Pedro não percebeu que Deus Emanuel (Jesus), já habitava entre nós.
Vale a pena se comprometer com o Rei que tem autoridade divina
- Deus diz para os discípulos que Jesus era o seu Filho amado para comprovar a autoridade de Cristo, para afirmar a soberania sendo filho do Deus vivo.
- Devemos então ouvir a Cristo e reconhecer que seus ensinamentos são soberanos e perfeitos.
Vale a pena se comprometer com o Rei que é comprometido
Mesmo tendo experimentado novamente a Glória de Deus, a qual havia deixado para encarnar e estar entre nós, Jesus não havia esquecido de sua missão na cruz, ser humilhado e morrer para dar sua vida em favor de nós.
Aplicações
1- Somente Pedro, Tiago e João estavam com Jesus naquele momento, mas os outros discípulos ouviram sobre aquele momento glorioso e creram.
2- Você está se comprometendo com o Reino e com o Rei?
Se comprometa com quem é digno de receber toda a confiança e compromisso.








Comentários